Marketing Digital: entreter para vender e não vender para entreter

Blog

Para novas empresas que se inserem no marketing digital, a maioria delas estão perdidas em como tirar proveito das redes sociais para promover um produto ou serviço. Por isso, aplicam a antiga e comum prática de divulgação de preço e produto como se fosse uma vitrine, só que online, sem considerar que existe outras forma de divulgação.

Atualmente, dependendo do negócio, o uso exagerado desse método de venda perde interesse do público. Imagina o perfil de uma empresa ocupar o seu feed ou timeline com publicações de produto, preço e condições para pagamento. Pode ser legal, mas é bem provável que o usuário não queira receber mais esse tipo de postagem.

Esse é exatamente o cuidado que se deve ter em como se comportar com o público nas redes sociais. O perfil do consumidor mudou, agora ele está mais distante da decisão de compra na internet, hoje ele prioriza a busca por informações para conhecer melhor marca e produto antes de realizar qualquer compra.

Estamos numa fase do Marketing onde se deixa de vender produtos e serviços e passa-se a vender entretenimento, informação, benefícios do que a empresa tem para oferecer; estratégias que criam um relacionamento sólido com os usuários, e não uma visita rápida de venda e compra.

Por mais que seja uma empresa nas redes sociais, no ambiente virtual a conversa será de usuário para usuário, onde todos estão criando, compartilhando e produzindo conteúdo. O entreter para vender e não vender para entreter, parte, justamente, da deixá de venda direta para a venda de conteúdo, acrescentando valor à marca/empresa.

Isso não quer dizer que você não pode, em hipótese alguma, nunca, jamais, fazer uma publicação de promoção no facebook. Como é que empresas de viagens, por exemplo, venderiam seus pacotes sem divulgar o preço? Cada caso é um caso, e tudo pode ser feito com moderação. Por isso é essencial observar o comportamento do seu consumidor, dentro das redes sociais.

Muitas empresas já entendem como aproveitar as redes sociais para cativar o público para determinado produto/serviço. Um ótimo exemplo é Dobra. Dobra é uma empresa que produz carteiras à mão. Uma loja online, onde ela se utiliza das mídias sociais ao mostrar sempre o outro lado da empresa que não tem nada a ver com o que diz respeito sobre: produto e preço. Apenas produção de conteúdo em que os usuários tenham conhecimento da marca e do seu produto, e, com isso, consegue direcionar os usuários à loja online.

Entreter o público é algo que pode ser feito de diversas formas, as ideias vão surgir depois de estudar o seu público alvo. Criar conteúdo mais irreverente, informativo, conservador; por vídeo, imagem, texto, sinta-se livre para explorar novos modos de entreter o público nas redes sociais. Você terá mais segurança e sucesso ao se comunicar nas redes sociais como um usuário, por ter conteúdo de valor ao cliente, do que uma vitrine de loja que sempre está em liquidação.

Características

Confira alguns atributos deste projeto

Tipo

Local

Ano

Ferramentas Utilizadas.

O que utilizamos para este produto

Marketing Digital: entreter para vender e não vender para entreter

Projetos Similares.

Um pouco mais que pode te interessar

Site Profissional: Como criar um para sua empresa?

Site Profissional: Como criar um para sua empresa?

      Redes Sociais: 4 Motivos para fazer parte

      Redes Sociais: 4 Motivos para fazer parte

          5 ideias de marketing que você gostaria que fossem suas

          5 ideias de marketing que você gostaria que fossem suas

              es_ES